Dilma: desafio da Rio+20 é combinar desenvolvimento sustentável, crescimento econômico e inclusão social

12/06/2012 - 17h14

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff disse, hoje (12), que o grande desafio da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) é encontrar um modelo que combine desenvolvimento sustentável, crescimento econômico e inclusão social. A Rio+20 começa amanhã (13), no Rio de Janeiro, e vai até o dia 22, com a participação de delegações de governos de diversos países e de órgãos diversos da sociedades civil.

“É possível ter um  um país que se desenvolva economicamente, que cresça e inclua sua população, que seja um desenvolvimento do ponto de vista social, com justiça, e que, ao mesmo tempo, respeite o meio ambiente. É esse o grande desafio dessa conferência Rio+20”, disse a presidenta, ao discursar em Belo Horizonte, durante cerimônia de reformulação e modernização do anel rodoviário da cidade.

Segundo Dilma, a discussão sobre o desenvolvimento sustentável está na “ordem do dia”, embora muitos apostem que a crise econômica internacional poderá tirar a atenção das questões suscitadas por tal modelo de desenvolvimento. Amanhã (13), a presidenta estará no Rio de Janeiro para a abertura do Pavilhão Brasil na Rio+20.

Acompanhada por ministros, Dilma participou hoje da cerimônia de assinatura do termo de compromisso para elaboração do projeto executivo das obras de reformulação e modernização do anel rodoviário da capital mineira.

Edição: Nádia Franco