Assinado acordo de cooperação com objetivo de estimular a produção e o consumo sustentáveis

12/06/2012 - 19h19

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O estímulo às ações de produção e consumo sustentáveis é o que prevê o acordo de cooperação assinado hoje (12) entre o Ministério do Meio Ambiente e instituições empresariais. Pelo acordo, o setor empresarial vai ter que desenvolver práticas que priorizem desde a eficiência energética à construção de prédios que atendam a critérios ambientais.

Ele foi consolidado durante discussões entre especialistas brasileiros e do estrangeiro que participaram do Diálogo Internacional Sobre Produção e Consumo Sustentáveis, como parte da programação do ciclo de debates Brasil Sustentável – O Caminho para Todos, que até a próxima quinta-feira (14) tratará de temas referentes à agenda ambiental da Rio+20.

De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, os parceiros do acordo terão a responsabilidade de beneficiar a sociedade com iniciativas que desenvolvam a sustentabilidade. Também ficou definido que cada empresa terá seu próprio cronograma para implementar as ações. “Cada empresa estabelece dentro dos seus caminhos. O ministério avalia e define, com isso, os indicadores de resultados. Isso entra, depois, no resultado do país no campo do voluntariado, e depois oferecemos oficialmente às Nações Unidas”, explicou.

Para o especialista em consumo consciente, Hélio Mattar, é necessário que haja uma sensibilidade maior em relação aos desperdícios causados pela produção e o consumo desenfreado da sociedade. Ele sugeriu a criação de uma “mesa” para discutir assuntos referentes à reciclagem. “Colocar mesas para discutir esse processo entre os vários atores, e como articular ordenadamente este processo, é absolutamente fundamental”, ressaltou.

 

Edição: Aécio Amado