Governador do DF e deputados federais visitam Estádio Nacional de Brasília para verificar ações de sustentabilidade

06/06/2012 - 16h43

Da Agência Brasil

Brasília – Os deputados Romário (PSB-RJ) e Sarney Filho (PV-MA) e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, visitaram hoje (6) as obras do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Os parlamentares fazem parte da Frente Parlamentar Ambientalista de Sustentabilidade da Copa de 2014, que vai acompanhar as obras de todos os estádios onde serão realizados os jogos do Mundial.

O Mané Garrincha será o primeiro no mundo a receber o selo Leed Platinum, certificado máximo de sustentabilidade.

Segundo Sarney Filho, que coordena a Frente Parlamentar, medidas sustentáveis estão sendo tomadas nas obras de todos os estádios que farão parte do torneio. “As empresas contratadas para executar as obras estão tendo grande cuidado com a questão ambiental. Entre as medidas tomadas estão o reaproveitamento do material e da água, a geração de energia solar, entre outras ações que estão sendo feitas para que essas obras sirvam de exemplo para construções futuras.”

Já Romário acredita que o Mané Garrincha será um estádio ultramoderno, capaz de receber, além de jogos de futebol, eventos como shows. Ele também destacou o cuidado com o meio ambiente que se está tendo na obra. “Fico feliz que o Mané Garrincha esteja com quase 60% das obras finalizadas. O resultado desse trabalho será compensado com os jogos da Copa e eventos futuros”, observou.

A visita ao Estádio Nacional de Brasília faz parte da agenda da Frente Ambientalista para a Semana do Meio Ambiente e também das ações do Movimento Suprapartidário em Prol da Sustentabilidade na Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Edição: Lana Cristina