Apesar de avaliação positiva, usuários apontam falhas em aplicativos do Ministério das Cidades para motoristas

03/06/2012 - 18h19

Da Agência Brasil

Brasília – Preocupado com os altos índices de acidentes de trânsito no país, o Ministério das Cidades, em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), criou dois aplicativos para celulares que auxiliam o usuário e evitam que ele transgrida leis de trânsito. O mais popular deles, o Onde Tem Taxi Aqui, foi lançado durante o carnaval. A ideia é ajudar o cidadão a encontrar um ponto de táxi próximo ao local onde estiver evitando assim que ele dirija depois de beber.

O outro aplicativo, chamado Mão no Volante, bloqueia as chamadas enquanto o usuário estiver dirigindo e envia uma mensagem para quem ligou: “Estou dirigindo. Ligo mais tarde”. A mensagem é padrão, mas pode ser personalizada. A ideia é conscientizar os motoristas a não falarem ao telefone enquanto dirigem.

A reportagem da Agência Brasil pediu a três estudantes de Brasília que testassem, na última sexta-feira (1º) e no sábado (2), os dois aplicativos. No geral, a avaliação foi positiva, mas eles apontaram falhas que podem desmotivar o uso dos recursos.

Para Pedro Duarte, 22 anos, que usa o celular constantemente, o Mão no Volante tirou uma preocupação. “É chato você não poder atender ao telefone. O toque às vezes irrita e também é perigoso. Com o aplicativo, o telefone não toca e quem me ligou recebe mensagem, assim todo mundo fica informado”, disse.

Entretanto Pedro afirma que, duas pessoas não receberam a mensagem de alerta. “Ativei o programa normalmente, mas ela só bloqueou a chamada, quem me ligou não recebeu o aviso. Acho que esse tipo de falha desacredita o aplicativo”, contou.

Já Carlos Duarte, 19 anos, disse que essa falha não aconteceu com ele. “O programa funcionou perfeitamente, não tive nenhum tipo de problema”, disse.

Para Marcos Augusto Brandão, 23 anos, o aplicativo que mais agradou foi o Onde Tem Táxi Aqui. Ele afirmou que conseguiu pegar um táxi às três da manhã em menos de dez minutos. “Estava saindo de um bar na Asa Sul e usei o serviço. Aparece o número da empresa bem rápido. E o táxi também não demorou a chegar”, disse acrescentando que conseguir táxi em Brasília é uma tarefa difícil.

Mas Brandão encontrou algumas falhas. Em Taguantiga, cidade a 20 quilômetros do centro de Brasília onde o estudante mora, o aplicativo não mostrou o ponto de táxi mais próximo. “Sei que tem um ponto bem perto da minha casa, mas ele não apontou esse, só mostrou o que tem no centro de Taguatinga.”

Em mensagens deixadas na página de download do aplicativo na internet, os usuários avaliam que o banco de dados do sistema é limitado e que, por vezes, não informa sobre pontos de táxis conhecidos e mais próximos. Em nota, o Ministério das Cidades informou que estuda com os desenvolvedores do programa a ampliação do banco de dados, assim como a inclusão de novas funções, como a que permite aos usuários marcar pontos de táxis que não constem no sistema.

O aplicativo Onde Tem Táxi Aqui está disponível para celulares com sistema operacional Android e para Iphones. Já o Mão no Volante só pode ser usado por quem tem Android. O Ministério das Cidades estuda parcerias com outras plataformas para ampliar o acesso aos serviços.

 

 

Edição: Lílian Beraldo