Escavação dos túneis do projeto de revitalização da zona portuária do Rio começa este sábado

02/06/2012 - 11h37

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O início da segunda fase do plano de revitalização da zona portuária do Rio foi marcado para hoje (2). No cronograma das obras, está prevista a escavação de dois túneis no novo sistema viário do projeto Porto Maravilha.

Cerca de 75 profissionais de trânsito conduzirão os bloqueios e a passagem de pedestres, evitando acidentes nas vias que serão bloqueadas nos dias da detonação de explosivos que ocorrerão de hoje até o dia 11, das 5h às 21h45, na Praça Mauá. No Morro da Saúde, as explosões serão às 15h ou às 21h, em dias alternados. Já o trânsito no Elevado da Perimetral, que será parcialmente demolido em 2013, sofrerá interdição diferenciada nos dois sentidos, evitando congestionamento.

De acordo com a concessionária Porto Novo, que administra a operação, a detonação será feita de maneira planejada, controlada e segura. Segundo a empresa, por medida de segurança, o processo de implosão será sinalizado pelo toque de sirenes, que ocorrerá sempre quatro vezes por dia, em diferentes etapas.

Ainda de acordo a concessionária, antes de iniciar a segunda fase do processo de detonação, foram feitas simulações nas duas áreas, com a participação de pedestres, motoristas e moradores, que serão comunicados sempre meia hora antes do procedimento.

O projeto Porto Maravilha, orçado em mais de R$ 8 bilhões, é financiado pela venda dos certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs), e faz parte de uma parceria público-privada. O programa prevê ainda a instalação de rede de água e esgoto, reurbanização de vias públicas, calçadas, museus, entre outras ações que integram o projeto de revitalização da zona portuária carioca.

 

Edição: Aécio Amado