Procon do DF passa a receber denúncias de consumidores via internet

01/06/2012 - 17h21

Da Agência Brasil

Brasília – O Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) e a Secretaria de Justiça do governo local (Sejus) lançaram hoje (1º) o Procon Digital, uma plataforma que visa a dar mais comodidade para os consumidores que precisam de ajuda para garantir direitos. O sistema também vai reduzir o número de atendimentos presenciais, diminuir filas e, consequentemente, o tempo de espera para atendimento.

Em caráter experimental por 90 dias, o sistema funcionará das 16h às 20h , em uma página exclusiva na internet. Inicialmente, o núcleo de atendimento virtual terá dez funcionários. De acordo com o secretário de Justiça do Distrito Federal, Alírio Neto, a ideia é permitir que o atendimento seja feito 24h por dia. “Essa primeira etapa possibilita ao consumidor fazer denúncias e pedir orientação e o prazo de atendimento é, no máximo, 72 horas. Na segunda fase, será implantado no site os campos para reclamações e consulta de fornecedores. Já a terceira fase será implantada por meio de centrais de autoatendimento, em lugares estratégicos, como rodoviárias e shoppings”.

Segundo o diretor-geral do Procon-DF, Oswaldo Morais, a plataforma irá dobrar o número de atendimentos feitos pelo órgão. “Há a possibilidade de queda no atendimento presencial, isso beneficia o consumidor, que ganha tempo e não precisa enfrentar filas". Por dia, o Procon recebe em média 500 pessoas e 800 telefonemas com as mais diversas reclamações.

“O usuário que quiser fazer uma denúncia poderá anexar arquivos com documentos e fotos. A praticidade é muito grande. Ao ver um produto [com prazo de validade] vencido, por exemplo, o cidadão pode fotografar e entrar em contato [com o órgão] imediatamente, até mesmo pelo celular. Agora, todos os cidadãos terão a defesa dos direitos do consumidor na ponta dos dedos”, explicou Alírio Neto.

O Procon Digital exige cadastro com dados básicos do consumidor, como nome completo, e-mail, localização e contatos. Após enviar a denúncia, o reclamante receberá um e-mail com a confirmação de recebimento e, em até 72 horas, uma resposta definitiva para o processo.

Edição: Vinicius Doria