Banco Central Europeu cobra mais clareza dos líderes europeus

31/05/2012 - 10h24

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, apelou para que os líderes europeus tenham “mais clareza” sobre o futuro da região. O apelo dele ocorreu durante audiência na Comissão de Assuntos Econômicos do Parlamento Europeu. Segundo ele, os países têm de se unir para ter uma visão conjunta sobre o futuro do euro.

“Será a sua melhor contribuição para o crescimento”, disse Draghi, que acrescentou ainda que o banco não tem como suprir as falhas geradas pela falta de políticas de crescimento na zona do euro e reiterou que não cabe à instituição monetária “preencher o vazio da política orçamental” ou “preencher o vazio da governança europeia”.

Uma das propostas para aumentar a cooperação entre os países é a criação de um mecanismo "confiável" a fim de recapitalizar os bancos da zona do euro. Draghi ressaltou que a proposta de união bancária requer supervisão centralizada e mecanismos de seguro dos depósitos.

A sugestão de criação de uma união bancária no bloco e a recapitalização direta dos bancos pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade financeira foi proposta pelo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.
 

*Com informações da emissora pública de rádio da França, RFI

Edição: Talita Cavalcante