Vendas dos supermercados brasileiros caem 2% em abril

29/05/2012 - 14h57

Da Agência Brasil


São Paulo – As vendas dos supermercados brasileiros recuaram 2% no mês de abril na comparação com março, segundo dados divulgados hoje (29) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Apesar da queda no comparativo mensal, se considerado o acumulado do ano, foram comercializadas 6,08% mais mercadorias do que em igual período de 2011.  Na comparação com abril do ano passado, houve alta de 0,19%.

De acordo com a Abras, a queda nas vendas no quarto mês do ano se deve principalmente ao comércio decorrente do feriado de Páscoa. A data foi comemorada no início do mês, o que fez com que muitas pessoas fizessem as compras ainda em março. Contudo, o presidente da associação, Sussumu Honda, avalia que o desempenho do setor foi positivo. “O resultado continua bastante positivo, reflexo do aumento do poder de compra do brasileiro”, destacou.

O AbrasMercado, indicador que avalia o preço de 35 produtos de grande consumo, apresentou alta de 0,44% em abril ante o mês imediatamente anterior, passando de uma média de R$ 315,26 para R$ 316,66. Em relação ao mesmo mês de 2011, quando o custo médio dos itens somou R$ 300,52, a elevação foi 5,37%.

Os produtos com as maiores altas em abril, na comparação com março, foram: feijão (11,11%), batata (6,16%) e farinha de mandioca ( 3,25%). As quedas mais acentuadas foram: tomate (-6,58%), carne traseiro (-3,04%) e massa sêmola espaguete (-2,52%).

 

 

Edição: Lílian Beraldo