Depoimento de Demóstenes no Conselho de Ética esvazia reuniões de comissões do Senado

29/05/2012 - 13h43

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O depoimento do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) no Conselho de Ética do Senado esvaziou os trabalhos das comissões permanentes da Casa previstos para a manhã de hoje (29). Os presidentes das comissões já previam que as atenções dos parlamentares estariam voltadas para os trabalhos do conselho e estabeleceram uma pauta mais leve, sem a votação de matérias consideradas polêmicas.

O parlamentar goiano compareceu ao conselho para se defender das acusações de participar de um suposto esquema de corrupção e de jogos de azar comandado pelo empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, que está preso desde o dia 29 de fevereiro. Por causa das investigações conduzidas pelo Ministério Público e pela Polícia Federal (operações Vegas e Monte Carlo), o parlamentar responde a processo que pode resultar na cassação do mandato por quebra de decoro parlamentar.

Com a presença de três senadores e presidida pelo vice-presidente, Edison Lobão Filho (PMDB-MA), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) votou dois requerimentos e um projeto de lei não terminativo, o que independe da presença da maioria dos integrantes. Cinco projetos de lei foram retirados de pauta.

“A CAE está dividindo hoje a atenção com o Conselho de Ética por causa do depoimento do senador Demóstenes Torres. Como não temos quórum [número mínimo para votações], eu encerro a reunião”, disse Lobão Filho. A reunião durou menos de 30 minutos.

Na subcomissão que analisa a situação da aviação civil brasileira, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) presidiu os trabalhos praticamente só para ouvir exposições de representantes de entidades vinculadas à manutenção de aeronaves. Assim como o vice-presidente da CAE, o senador tucano reconheceu o esvaziamento da audiência pública devido aos trabalhos do Conselho de Ética.

Outra comissão que teve uma audiência pública com baixa participação de parlamentares foi a de Assuntos Sociais. O encontro, para debater o aumento do número de acidentes com motociclistas, contou apenas com a presença das senadores Ana Amélia Lemos (PP-RS) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), além de Paulo Davim (PV-RN).

Edição: Juliana Andrade