Brasil quer mais investimentos japoneses em infraestrutura

29/05/2012 - 19h05

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, reuniu-se hoje (29) em Tóquio, no Japão, com autoridades governamentais e empresariais em busca de investimentos para projetos brasileiros nas áreas de infraestrutura e de tecnologia. Ele citou oportunidades de negócios principalmente em portos, aeroportos, rodovias e na indústria naval, de acordo com a assessoria do ministério.

Foi o primeiro dia de contatos na viagem de uma semana que o ministro Pimentel empreende ao Japão, a Coreia do Sul e ao Catar. De acordo com o comunicado do ministério, Pimentel convidou as empresas japonesas a participarem do projeto de trem-bala que o governo pretende implantar na ligação Rio de Janeiro-São Paulo-Campinas, e pediu a participação japonesa no “esforço” de desenvolvimento da indústria naval brasileira.

Segundo Pimentel, nos próximos seis a oito anos, o Brasil necessitará de aproximadamente 500 embarcações, entre navios de apoio e sondas de perfuração flutuante para exploração de petróleo na camada de pré-sal, e “o Japão dispõe de tecnologia que poderia nos ser muito útil”. Pimentel disse que o ministro japonês dos Transportes, Takashi Maeda, manifestou interesse de seu país participar dos projetos.

Em palestra no Keidanren – congênere da Confederação Nacional da Indústria, que reúne os pesos-pesados do empresariado japonês – Pimentel destacou as muitas oportunidades de negócios no Brasil e falou do objetivo governamental de atrair mais indústrias, além de “abrir caminho” para que as empresas estrangeiras já instaladas no país ampliem seus investimentos. De acordo com o ministro, o presidente da Keidanren, Hiromasa Yonekura, afirmou que o interesse japonês pelo Brasil é crescente.
 

Edição: Rivadavia Severo