CPMI decidirá na próxima semana sobre convocação de governadores e quebra de sigilo da Delta

24/05/2012 - 18h11

Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os deputados e senadores da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira decidiram hoje (24) adiar para a próxima terça-feira a decisão sobre a quebra de sigilos da matriz da empresa Delta e a convocação de três governadores de estados supostamente envolvidos com a construtora ou com o empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira.

Os governadores que terão a convocação decidida pela CPMI são o de Goiás, Marconi Perillo (PSDB); do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT); e do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB).

O senador Pedro Taques (PDT-MT) foi autor do requerimento pedindo a votação para hoje. No entanto, um acordo entre líderes dos partidos adiou a apreciação da proposta, transferindo a votação para a próxima semana.

As investigações da Polícia Federal identificaram transferências da Delta para empresas ligadas a Cachoeira. Além disso, de acordo com o relator da CPMI, deputado Odair Cunha (PT-MG), a quebra de sigilo das filiais da Delta localizadas nos estados do Centro-Oeste apontou que o ex-diretor Cláudio Abreu movimentava contas nacionais da empresa.

As investigações da Polícia Federal apontaram envolvimento de auxiliares de Agnello e Perillo com integrantes da organização comandada por Cachoeira. Já o governador do Rio, Sérgio Cabral, pode ser convocado por ligação pessoal com o ex-presidente da Delta, Fernando Cavendish. Eles chegaram a ser fotografados juntos em uma viagem a Paris.

Edição: Davi Oliveira