Irã e comunidade internacional retomam negociações sobre programa nuclear

23/05/2012 - 8h54

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A comunidade internacional e o Irã retomam hoje (23) em Bagdá, no Iraque, as negociações sobre o programa nuclear iraniano, alvo de suspeitas de irregularidades. O tema reúne os representantes do P5+1 (grupo formado pelos Estados Unidos, o Reino Unido, a França, Rússia e China e a Alemanha) e autoridades iranianas.

A reunião ocorre no dia seguinte à informação do diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea),  Yukiya Amano, sobre sua expectativa de que “está próximo”  um acordo com as autoridades iranianas sobre a fiscalização externa das usinas nucleares no país e a retomada das negociações.

A última reunião entre o P5+1 e as autoridades iranianas ocorreu no mês passado em Istambul, na Turquia. No encontro, a avaliação das autoridades é que há indicações para o diálogo. A comunidade internacional tenta convencer o Irã de suspender o enriquecimento de urânio a 20% e a aceitar a fiscalização promovida pela Aiea para a execução do protocolo adicional do Tratado de Não Proliferação Nuclear.

Nos últimos anos, o Irã é alvo de uma série de sanções econômicas, comerciais, financeiras e militares. Para integrantes da comunidade internacional, o país desenvolve armas atômicas. As autoridades iranianas negam as suspeitas.

Há anos, a Aiea investiga o programa nuclear do Irã. Os peritos estrangeiros, porém, reclamam da ausência de dados e de condições para a fiscalização. No ano passado, os peritos foram impedidos de visitar algumas usinas do país.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto