Copa das Confederações também terá jogos em Recife e Salvador

22/05/2012 - 16h50

Jorge Wamburg
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Conselho Executivo da Federação Internacional de Futebol (Fifa) aprovou hoje (22), em Budapeste, as seis cidades-sede para a Copa das Confederações, que será realizada no Brasil, entre 15 e 30 de junho de 2013. Recife e Salvador se juntaram a Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza e Rio de Janeiro para sediar a competição, que se realiza um ano antes da Copa do Mundo. Em 2014, o Mundial será realizado em mais seis cidades além dessas seis aprovadas nesta terça pela Fifa: São Paulo, Porto Alegre, Manaus, Cuiabá, Curitiba e Natal.

As informações são do Ministério do Esporte. Os conselheiros da Fifa estão reunidos na capital húngara para o 62º congresso da entidade. Segundo o comunicado da entidade, foram preparados calendários de jogos com quatro, cinco e seis cidades-sede. Esse é um procedimento padrão, em função da importância do evento, e reforça a confiança que se tem na realização do torneio nas seis cidades, de acordo com a Fifa.

No próximo dia 30, serão anunciados a tabela de jogos e os horários das partidas da Copa das Confederações de 2013. Pela previsão da Fifa, divulgada em fevereiro, a abertura será no Estádio Nacional de Brasília e a final no Maracanã, no Rio de Janeiro. As oito seleções serão divididas em dois grupos no sorteio final previsto para São Paulo, em 1º de dezembro. Os ingressos começam a ser vendidos pouco depois.

Até agora, estão confirmadas, na Copa das Confederações, as seleções do Uruguai (campeã da Copa América), do Japão (vencedora da Copa Asiática), do Brasil (seleção do país-sede) e da Espanha (campeã mundial). Os demais concorrentes serão os campeões da Copa Africana de Nações de 2013, da Uefa Euro 2012 e da Copa da Oceania de 2012.

O consórcio construtor anunciou, na semana passada, que a Arena de Salvador está 60% concluída, sendo que a superestrutura tem mais de 95% prontos. A instalação da cobertura, que estava prevista para este mês, foi antecipada para abril e três módulos da estrutura metálica, no setor leste da arena, já foram colocados.

Em Recife, segundo levantamento da construtora, feito no fim de abril, a Arena de Pernambuco chegou a 40% de avanço físico e está com o primeiro setor de arquibancadas finalizado. Além do término da instalação da ala sul da arquibancada, o estádio multiuso alcançou seu pavimento mais alto, e 53,5% da estrutura e 62,8% do sistema viário e estacionamentos foram construídos. Também foram iniciados os serviços de acabamentos internos.

A imagem-símbolo da Copa das Confederações de 2013 será a estilização de um sabiá-laranjeira, uma das aves nativas da fauna brasileira.

Edição: Lana Cristina//A matéria foi alterada para correção de informação às 16h34