Presidente do Conselho Europeu quer definir propostas para cúpula de junho

21/05/2012 - 11h50

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, disse, em carta enviada aos líderes dos 27 países que integram a União Europeia, que é necessário “preparar politicamente o caminho” para definir as medidas de estímulo à geração de emprego e de incentivo à economia. As medidas devem ser definidas nos dias 28 e 29 de junho, na reunião de cúpula dos presidentes e primeiros-ministros do bloco.

Na mensagem enviada aos líderes, Rompuy disse que “muito aconteceu” desde a última cúpula, em março. Ele propôs um jantar no dia 23 com os representantes da União Europeia para “troca de pontos de vista de forma aberta e informal sobre como estimular o crescimento e o emprego” na região.

“A ideia, nesta fase, não é chegar a conclusões ou tomar decisões, mas sim nos preparar politicamente da melhor forma possível para decisões no Conselho Europeu, em junho”, disse Rompuy.

Para o presidente do Conselho Europeu, o ideal é concentrar as discussões nos seguintes aspectos: políticas para a consolidação das finanças públicas; medidas para melhorar o financiamento da economia e alternativas para o fortalecimento da criação de emprego. Segundo ele, é fundamental ainda discutir “os recentes desenvolvimentos na zona euro”.


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade