Diretor-geral da agência nuclear das Nações Unidas visita o Irã em busca de entendimento

21/05/2012 - 7h19

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), vinculada às Nações Unidas, Yukiya Amano, chegou hoje (21) a Teerã, capital iraniana, para conversar com as autoridades sobre o programa nuclear do país. O programa é alvo de suspeitas internacionais de desenvolver armas atômicas. As autoridades negam as suspeitas.

Amano visita o Irã acompanhado por dois assessores - Herman Nackaerts e Rafael Mariano Grossi, ambos peritos em energia nuclear. O grupo foi recebido no aeroporto pelo representante do Irã na Aiea, Ali Asghar Soltanieh.

De acordo com informações do governo do Irã, Amano e os dois peritos se reunirão com o chefe da Organização de Energia Atômica (cuja sigla em inglês é Aeoi), Abbassi Davani, o secretário-geral do Conselho Supremo de Segurança Nacional (cuja sigla em inglês é SNSCI), Saeed Jalili, e o ministro das Relações Exteriores, Ali Akbar Salehi.

Salehi disse que Amano e sua equipe estão no Irã para manter conversações com autoridades iranianas sobre a cooperação mútua. Salehi acrescentou que, no ano passado, convidou Amano para uma visita a Teerã.

Segundo Salehi, a nova estratégia de cooperação tem o objetivo de “remover ambiguidades e abordar várias questões”. Nos últimos anos, o Irã é alvo de uma série de sanções econômicas, comerciais, militares e financeiras devido às suspeitas, por parte da comunidade internacional, em relação ao programa nuclear.

*Com informações da agência estatal de notícias do Irã, Irna//Edição: Graça Adjuto