Taxa do crédito pessoal de maio é a menor desde março do ano passado, diz Procon-SP

16/05/2012 - 18h40

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A taxa média de juros do cheque especial e de empréstimo pessoal continua em queda. Segundo a Fundação Procon de São Paulo (Procon-SP), a taxa média de juros de empréstimo pessoal apresentou queda de 0,35 ponto percentual em maio, passando de 5,78% para 5,43% ao mês. Já a taxa média de juros do cheque especial apresentou queda de 1,06 ponto percentual, passando de 9,52% para 8,46% ao mês.

Em maio, a taxa média de empréstimo pessoal foi a menor desde março de 2011, quando registrou 5,42% ao mês. No cheque especial, a taxa média foi a menor desde março de 2008, quando ficou em 8,20% ao mês.

Dos sete bancos que foram pesquisados pelo Procon-SP – Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander – no último dia 2 de maio, quatro baixaram a taxa do empréstimo pessoal (Banco do Brasil, Caixa, Itaú e Safra) e dois baixaram a taxa do cheque especial (Caixa e Safra). As menores taxas foram observadas na Caixa: 3,88% ao mês para empréstimo pessoal e 4,27% ao mês para cheque especial.

Apesar da queda, o Procon ainda considera as taxas de juros muito altas no Brasil. Segundo a diretora de Estudos e Pesquisa da Fundação Procon-SP, Valéria Rodrigues Garcia, o consumidor ainda deve manter cautela quando precisar de crédito. “O crédito traz vantagens quando utilizado com cautela e planejamento. O consumidor pode se valer desses juros reduzidos na quitação de débitos pendentes ou na antecipação de financiamentos mais caros”, alertou.

Edição: Lana Cristina