Câmara do DF tem dez dias úteis para definir presidente e relator da CPI da Arapongagem

15/05/2012 - 21h18

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Câmara Legislativa do Distrito Federal tem dez dias úteis para definir o presidente e o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Arapongagem, que vai investigar casos de escutas ilegais no DF.

Hoje, foram publicados os nomes dos parlamentares que compõem a CPI no Diário da Câmara Legislativa, com isso passa a contar o prazo para definir os cargos de direção da comissão. A publicação dos nomes foi feita cerca de três semanas após a indicação dos nomes pelos líderes.

A deputada Celina Leão (PSD), única representante da oposição na CPI, disse esperar que, assim que todos os deputados que fazem parte da comissão estiverem no plenário, a eleição possa ser realizada. “Não sei se hoje vamos ter todos os membros da CPI no plenário hoje, espero que sim, para que possamos fazer a eleição do presidente e a escolha do relator”, disse.

O deputado Chico Vigilante (PT) disse que mantem a opinião de que CPI não têm mecanismos para fazer a investigação que deveria ser feita. Ele disse apostar na comissão de delegados criada pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, para investigar os casos de escutas ilegais no DF.

“Acredito no trabalho que será feito pelo grupo de delegados, que estão consolidando todos os inquéritos de investigação [ sobre escutas ilegais], consolidando denúncias e em 90 dias os resultados serão conhecidos”, disse.

Na semana passada, o governador Agnelo Queiroz, criou um grupo especial de delegados da Polícia Civil para investigar os casos de escutas ilegais no DF feitas por arapongas. Ao final dos trabalhos, o grupo deverá apresentar um relatório ao governador.

Questionado se a CPI poderia ser arquivada caso não fossem definidos o presidente e o relator da comissão no prazo de dez dias, Chico Vigilante respondeu que CPIs já foram arquivadas antes.

“Esta não seria a primeira vez que uma CPI é arquivada. Temos dezenas de CPIs que foram propostas, foi feita a leitura dos nomes, foi publicada no Diário da Câmara Legislativa e depois não se constituíram. Se porventura ela [a CPI da Arapongagem] não prosperar, não seria a primeira vez que acontece”, afirmou.

De acordo com o regimento da Casa, a CPI poderá ser arquivada no prazo de dez dias caso não sejam definidos o presidente e o relator.

A primeira reunião da comissão deverá ser convocada pelo presidente da Casa, deputado Patrício, quando será eleito o presidente da CPI. O presidente da comissão é quem indicará o relator.

Fazem parte da comissão os deputados Chico Vigilante (PT), Luzia de Paula (PPS), Celina Leão (PSD), Siqueira Campos (PSC) e Cristiano Araújo (PTB).

Edição: Fábio Massalli