Audiência no Senado e seminário na Câmara discutem homofobia e discriminação contra comunidade LGBT

15/05/2012 - 18h43

Da Agência Brasil

Brasília – Com intuito de debater o cenário politico de enfrentamento à homofobia e outras formas de discriminação à comunidade Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT), foram promovidos hoje (15) dois eventos distintos. No Senado acontece uma audiência pública sobre o Projeto de Lei da Câmara (PLC 122/06) que criminaliza a homofobia. Na Câmara dos Deputados, o nono seminário LGBT discute sexualidade na infância e na adolescência, papel de gênero e bullying.

“Estamos conseguindo alguns avanços e vitórias na luta contra a homofobia, como a mobilização em novelas e o posicionamento a favor dos homossexuais por parte de presidentes de países influentes, como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, entretanto, o Congresso vai contra esse movimento, é uma casa muito conservadora ainda,” avaliou a senadora Marta Suplicy (PT-SP), durante a abertura da audiência pública no Senado.

Durante o evento, a senadora comparou os avanços entre alguns países nas questões de combate à homofobia. “Na Argentina, por exemplo, o casamento gay foi regulamentado e já estão discutindo propostas de adoção por casais gays. Aqui no Brasil, não temos leis que assegurem a comunidade gay e, infelizmente, temos espancamento de homossexuais cotidianamente. Isso é preocupante”, disse Marta Suplicy.

Na Câmara está sendo realizado o 9º Seminário Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. O tema é sexualidade na infância e na adolescência, papel de gênero e bullying e o lema do encontro, Respeito à diversidade se aprende na infância. Segundo os organizadores, o evento discute as questões do bullying na adolescência e tem a participação de especialistas das áreas de direito, psicologia e educação.

O seminário é organizado pelas Comissões de Direitos Humanos e Minorias e Educação e Cultura, e conta, pela primeira vez, com apoio e organização de duas frentes parlamentares mistas: pela Cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.

Amanhã (16), será outro dia importante para a comunidade LGBT: a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), que congrega 257 organizações LGBT em todo o país, organiza a 3ª Marcha Nacional contra a Homofobia, reivindicando políticas efetivas de combate à homofobia nas escolas, campanhas governamentais de enfrentamento à homofobia e promoção do respeito à diversidade sexual, entre outras demandas.

A 3ª Marcha Nacional contra a Homofobia será realizada amanhã em Brasília, a partir das 08h30, com concentração em frente ao Palácio do Planalto.

Edição: Fábio Massalli