Relator diz que CPMI tem que identificar participação da Delta em organização criminosa

10/05/2012 - 22h28

Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasil - Depois de ouvir por quase dez horas o depoimento do delegado Matheus Rodrigues, responsável pela Operação Monte Carlo da Polícia Federal, o relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, deputado Odair Cunha (PT-MG), disse que a resposta sobre o papel da Construtora Delta dentro da organização criminosa será um dos principais desafios da comissão.

"O que nós queremos saber é qual foi o papel da Delta na organização criminosa. A quem serviu a Delta? Essa é uma pergunta que nós temos que responder", disse o relator ao deixar o depoimento.

Parlamentares que ouviram as explicações do delegado disseram ter saído com a impressão de uma profunda ligação da empresa com o empresário goiano Carlos Augusto de Almeida Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, acusado de liderar a organização criminosa. No entanto, poucos se arriscaram a caracterizar a natureza dessa relação.

"Ele [Cachoeira] pode ser considerado um sócio oculto da empresa", disse o deputado Protógenes Queiróz (PCdoB-SP). Já o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) comentou que "pelo que o delegado falou, há uma ligação profunda, íntima, no entanto, não está clara que relação é essa".

O relator ainda destacou que será papel da CPMI caracterizar as relações da organização comandada por Cachoeira com os governo estaduais, no entanto, ele disse que não há pressa para convocar os governadores citados, entre eles, o governador de Goiás, Marconi Perillo, e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

"É claro que é preciso muita calma e cautela, vamos ouvir na terça-feira o empresário Carlinhos Cachoeira e até quinta-feira, espero formar um juízo de valor sobre a conveniência ou não de antecipar essa convocação. São muitas oitivas, mas nós não faremos um rito sumário. Não vejo a necessidade de acelerarmos a oitiva de ninguém porque temos um prazo a cumprir e vamos usar esse prazo", disse o relator.

Odair Cunha acrescentou que "pelo depoimento do delegado, há a presença dessa organização criminosa em setores do governo de Goiás, mas há também a presença dessa organização no governo do Distrito Federal, que também merece a nossa investigação".

O relator disse ainda que outros governos foram citados pelo delegado e que também serão objeto de investigação da CPMI. "Há incursões dessa organização em outros governos, foi citado, por exemplo, o governo do Paraná. Isso não significa dizer, é claro, que gestores estejam por exemplo, envolvidos com o caso, estou dizendo que merece a nossa atenção", ressalvou.

A decisão de convocar os governadores deve ser tomada no próximo dia 17, quando está marcada uma reunião administrativa da CPMI. O presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), disse que a análise dos requerimentos com as convocações será feita por ele e pelo relator de forma individualizada. Esses requerimentos deverão ser apreciados pelo plenário da CPMI na reunião.

Também nessa reunião a CPMI vai apreciar o requerimento de convocação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, criticado por alguns integrantes da comissão por ter demorado a apresentar denúncia contra o grupo de Cachoeira. "O requerimento de convocação do procurador-geral eu vou pautar para a reunião do dia 17", disse Vital do Rêgo.
 

Edição: Rivadavia Severo