Divisões internas da CPMI do Cachoeira ficarão explícitas na votação de convocação de Gurgel, diz Vital do Rêgo

09/05/2012 - 20h05

Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), disse hoje (9) que as divisões internas na comissão – entre os que querem a convocação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e os que não querem – ficarão explícitas na próxima reunião administrativa da comissão.

Marcada para o próximo dia 17, quinta-feira da próxima semana, a reunião será destinada a votar todos os requerimentos recebidos pela CPMI. "Há claramente divisões na CPMI em relação ao trato desta matéria. Uns acham que a competência da procuradoria foi exercida de forma admissível, outros não. A exteriorização dessa disputa se dará a partir do dia 17, quando os requerimentos pautados vão ser julgados", explicou Vital do Rêgo.

Nesta quarta-feira, Gurgel disse que as críticas por sua decisão de não aceitar o convite feito pela CPMI para que ele prestasse esclarecimentos à comissão vinham de pessoas interessadas em desmoralizá-lo por causa do julgamento do mensalão. Os autores dos requerimentos para sua convocação alegam que ele recebeu os inquéritos das operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal, em 2009, e não ofereceu denúncia.

O presidente da CPMI disse que há requerimentos tanto para a convocação de Gurgel, quanto da sub-procuradora Cláudia Sampaio, que recebeu o inquérito em setembro de 2009. "Esses requerimentos serão temas de embate. A CPMI vai aprofundar as investigações sobre os atos cometidos pelos integrantes do Ministério Público ou quem de direito, desde que seja definido em requerimento votado e aprovado", enfatizou Vital do Rêgo, que evitou emitir opinião sobre o assunto. "Quanto a isso eu não tenho opinião porque sou presidente da CPMI", destacou.

Edição: Lana Cristina