Mais de 5 milhões de brasileiros são imunizados nos quatro primeiros dias da vacina da gripe

08/05/2012 - 22h17

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Nos primeiros quatro dias da campanha nacional de vacinação contra a gripe, mais de 5 milhões de brasileiros foram imunizados, o equivalente a 17% do público-alvo. É o que mostra balanço parcial do Ministério da Saúde divulgado hoje (8), com dados apurados pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde até as 16h.

A campanha começou no sábado (5), com foco nos idosos a partir de 60 anos, trabalhadores de saúde, crianças de 6 meses a 2 anos e gestantes, grupos com maior risco de contrair gripe ou outras doenças respiratórias. A vacinação vai até o dia 25 de maio em 65 mil postos de saúde.

Até o momento, a maior cobertura vacinal é no grupo das crianças, com 1 milhão de doses aplicadas (24% desse público).

Os pais devem estar atentos para a imunização dos filhos. Crianças que serão vacinadas contra a gripe pela primeira vez devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses da vacina no ano passado devem receber apenas uma este ano. Os demais grupos devem tomar dose única.

A dose protege contra os três tipos de vírus que mais circulam no Hemisfério Sul, entre eles o causador da influenza A (H1N1) – gripe suína.

A vacina não é recomendada para quem tem alergia à proteína do ovo ou apresentou reações adversas às doses anteriores. Pacientes com doenças agudas, neurológicas ou febre devem consultar um médico antes de tomar a vacina.

O Ministério da Saúde garante que a vacina não provoca efeitos colaterais. A pessoa pode sentir somente dor leve ou sensibilidade no local da injeção. Se alguém pretende doar sangue, é preciso aguardar 48 horas após ser imunizado.
 

Edição: Rivadavia Severo