Rio faz jornada para conscientizar funcionários e gestores públicos sobre combate à homofobia

07/05/2012 - 19h08

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e a Superintendência de Direitos Individuais e Difusos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio iniciaram, hoje (7), a 1ª Jornada Ambiente Saudável é sem Homofobia, que tem como objetivo conscientizar e orientar funcionários e gestores, que atuam em diferentes setores públicos do estado, a combater a discriminação, violência e homofobia no território fluminense. O encontro inclui em sua programação a apresentação de documentários, filmes e palestras sobre o Programa Estadual Rio Sem Homofobia.

“Seres humanos são singulares, cada um tem uma maneira de se colocar no mundo. Mas é fundamental, inclusive, que essa rede de servidores e de gestores da secretaria compreendam quais são os serviços e quais ações que se tem dessa rede de proteção básica aos homossexuais vítimas de violência ou em busca de direito, para se mobilizar essa rede de proteção para atender essa comunidade”, disse o superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento.

Para o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, é fundamental que as leis que garantem punições contra a prática homofóbica no estado sejam cumpridas. “É interessante você fazer uma lei e depois fazer cumprir essa lei. Você não muda uma cultura com a lei. Uma lei é um instrumento que pode ajudar a mudar uma cultura. Você muda uma cultura com atividades, com o cumprimento da lei, com integração e cultivando a prática da liberdade, da harmonia e do reconhecimento”, disse.

Para Minc, é necessário minar a “cultura machista e da intolerância” que prevalece na sociedade em geral.

O Programa Estadual Rio Sem Homofobia foi lançado pelo governo do estado, em 2007, buscando combater a prática da discriminação e a violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), além de promover a cidadania e o respeito às especialidades desses grupos populacionais em todo o estado fluminense.

Na próxima quarta-feira (9), o evento será realizado por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Já nos dias 10 e 18, a 1ª Jornada Ambiente Saudável é sem Homofobia ocorrerá no Instituto Nacional de Tecnologia (INT), no centro da cidade, e na Fábrica Verde, no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio, respectivamente.

Edição: Fábio Massalli