Moradores de Nova Friburgo receberão treinamento para atuar em desastres naturais

07/05/2012 - 16h36

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Um grupo de moradores de Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, vai participar de um treinamento para atuar em casos de risco de desastre, como o que atingiu cidades da área em janeiro do ano passado, deixando centenas de pessoas mortas e milhares sem moradia. A capacitação, que começa hoje (7) e vai até sábado (12), faz parte de projeto piloto, desenvolvido pela organização não governamental (ONG) Care Brasil, que vai servir de suporte para a criação de um manual de preparação e prevenção de comunidades em casos de catástrofes naturais.

De acordo com a analista de redução de risco de desastre na região serrana ligada à instituição, Roberta Dutra, o documento será disponibilizado na internet no próximo mês, no site da entidade (www.care.org.br). O material poderá ser utilizado por prefeituras de outros municípios brasileiros para preparar comunidades e reduzir os impactos de tragédias naturais, evitando principalmente mortes.

“A ideia é que essa metodologia seja apropriada pelo Poder Público e que isso seja acessível e multiplicado para todo o Brasil. Esperamos que os municípios absorvam o conteúdo e se desenvolvam a partir dele, com seus técnicos e suas equipes”, disse.

Roberta informou que o curso em Nova Friburgo, que envolve conceitos de primeiros socorros, educação ambiental, percepção de riscos e fortalecimento comunitário, vai contemplar uma turma formada por 22 voluntários, moradores do bairro Duas Pedras, um dos mais atingidos na tragédia de 2011. Segundo ela, durante a capacitação, o grupo será estimulado a mapear a comunidade, seus riscos e moradores para facilitar a organização em casos de emergência.

“Vamos trabalhar muito o sentimento de pertencimento de cada morador na solução dos problemas. Eles vão mapear os moradores da comunidade para saber em que casas há pessoas com dificuldade de locomoção, como idosos, crianças e deficientes físicos, e assim facilitar o resgate. Além disso, já terão definidos os locais mais seguros da comunidade, as rotas de fuga e os pontos de apoio para onde as pessoas poderão ser levadas”, disse.

Treinamentos nos mesmos moldes foram realizados, no fim do ano passado, no município vizinho de Teresópolis. Na cidade, foram capacitadas 40 pessoas nos bairros Rosário e Perpétuo e formados, em parceria com a Defesa Civil municipal, dois Núcleos Comunitários de Defesa Civil.

O pedreiro Valdecir Alves, de 41 anos, morador de Rosário, contou que a organização da comunidade, a partir do treinamento realizado no bairro, ajudou a salvar vidas durante o último temporal que atingiu a região serrana, há cerca de um mês. Na ocasião, cinco pessoas morreram em Teresópolis, nenhuma delas no bairro de Valdecir.

“Eu trabalhei na tragédia do ano passado e não tinha nenhuma experiência. Agimos no susto, só com a boa vontade. Agora, na chuva do início do mês passado, já pude colocar em prática muito do que aprendi. Nosso grupo já tinha tudo programado caso tivesse muita chuva. Nos dividimos em duplas e uns ficaram com os idosos, outros correram para socorrer as crianças, outro acionou a Defesa Civil e, graças a Deus, ninguém morreu aqui”, disse.

Para desenvolver o projeto, a ONG conta com financiamento da União Europeia, por meio do Departamento de Ajuda Humanitária da Comissão Europeia. A Care Brasil está presente em oito estados (Acre, Bahia, Goiás, Maranhão, Tocantins, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo) e faz parte da rede Care Internacional, que tem sede em Genebra (Suíça) e atua em 87 países.

Edição: Fábio Massalli