Manifestantes saem às ruas em Moscou em protesto contra a política nacional

06/05/2012 - 14h29

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília –  Na véspera da cerimônia de posse do presidente eleito da Rússia, Vladimir Putin, cerca de 20 mil pessoas, de acordo com os organizadores, saíram hoje (6) às ruas de Moscou, a capital russa, para protestar contra a política nacional. Policiais prenderam 250 manifestantes, entre eles Serguei Udaltsov, o líder da Frente de Esquerda, um dos principais movimentos de protesto contra a política russa. Udaltsov foi preso no momento em que discursava para a multidão.

A polícia de Moscou informou, em comunicado, que as prisões foram feitas porque as pessoas participavam de “ações ilegais”. Os ativistas políticos Boris Nemtov e Alexei Navalni, que são conhecidos na Rússia por suas ações,  também foram detidos.

Ocupando o cargo de primeiro-ministro no atual governo, Putin venceu as eleições presidenciais, sem dificuldades. Mas muitos russos levantaram dúvidas sobre a lisura do processo eleitoral. Para analistas políticos internacionais, há suspeitas de irregularidades no processo. Putin ocupou a Presidência da República na Rússia de 2000 a 2008.

Putin toma posse amanhã (7) para cumprir o terceiro mandato como presidente da Rússia. Ele foi eleito em 4 de março, com cerca de 64% dos votos. A cerimônia de posse deve reunir 2 mil convidados.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto