Festa literária movimenta o bairro carioca de Santa Teresa neste fim de semana

05/05/2012 - 12h24

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Pelo quarto ano consecutivo, as ladeiras do tradicional bairro carioca de Santa Teresa, na região central da cidade do Rio de Janeiro, serão ocupadas por um megaevento de literatura, que unirá lançamentos de livros, debates e mesas-redondas a várias atividades artísticas. A edição 2012 da Festa Literária de Santa Teresa (Flist) promete atrair hoje (5) e amanhã (6) um público de 20 mil pessoas, segundo a estimativa dos organizadores do evento, promovido pelo Centro Educacional Anísio Teixeira (Ceat), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Como nas edições anteriores, a Flist 2012 tem um homenageado, que desta vez é Joel Rufino dos Santos. Historiador, professor e escritor, com extensa obra publicada e já agraciado com o Prêmio Jabuti, ele é considerado uma das referências sobre cultura africana no Brasil. No ano passado, Joel Rufino esteve no evento como espectador, para o lançamento do que seria o último livro de Bartolomeu Campos de Queirós, homenageado da Flist 2011 e que morreu este ano. Nas edições anteriores (2009 e 2010), as homenagens foram para os escritores Lygia Bojunga e Manoel de Barros.

Em um ano marcado por centenários de grandes nomes da literatura brasileira, a Flist vai homenagear também os de Nelson Rodrigues e Jorge Amado, além dos 90 anos de Darcy Ribeiro. Seis espaços culturais espalhados pelo bairro abrigarão as atividades da festa literária, das 9 às 18h, sábado e domingo. O principal deles é o Parque das Ruínas (Rua Murtinho Nobre, 169), onde ocorrerão a abertura e o encerramento do evento, oficinas de literatura, o café literário e os diversos tributos a escritores brasileiros.

Outros eventos serão realizados na Casa Amarela (Rua Hermegildo de Barros, 163), na vizinha Casa Paschoal Carlos Magno/ Teatro Duse (Rua Hermenegildo de Barros, 161) e na Biblioteca Popular Municipal de Santa Teresa (Rua Monte Alegre, 306). Todas as atividades são gratuitas. Para as crianças, a Flist terá, além do lançamento de diversos livros infantis, contação de histórias e sarau de poesias.

O evento atrai não só os moradores de Santa Teresa, conhecido reduto de artistas e intelectuais, mas também cariocas de outros bairros e visitantes da cidade, alguns especialmente para a Flist. “Nós já tivemos caravanas de professores que vieram da Região dos Lagos, em alguns casos com o objetivo específico de assistir a uma mesa redonda de seu interesse, ou conhecer um autor de sua preferência”, conta Estela Azevedo, do Ceat, uma das coordenadoras da Flist.

Segundo ela, a troca de experiências é uma das marcas da festa do evento.“Há muito intercâmbio entre os escritores já estabelecidos e os jovens interessados em literatura. Os mais novos aprendem com os mais velhos, e vice-versa. Cada um com sua experiência”, diz.  

Fiel à tradição boêmia e carnavalesca do bairro, a festa literária vai acabar em samba. O encerramento, às 18h de amanhã, será com um show do Cordão do Boitatá, conhecido bloco de rua do carnaval carioca.

A programação completa pode ser consultada no site www.flist.org.br.

Edição: Juliana Andrade