Hospital de campanha da FAB atende a comunidades ribeirinhas do Rio Negro

30/04/2012 - 18h49

Jefferson Ferreira

Da Agência Brasil

Brasília – As comunidades ribeirinhas do distrito de Moura e da cidade de Barcelos, ambas situadas a cerca de 490 quilômetros de Manaus, serão atendidas pelo Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira (Hcamp). A estrutura do hospital será montada em duas balsas, que percorrerão o Rio Negro até as comunidades. Os atendimentos serão feitos de 3 a 4 de maio, em Moura, e de 7 a 9 do mesmo mês, em Barcelos.  Esta é a primeira vez que a unidade de saúde será montada em uma estrutura de transporte fluvial.

O hospital da FAB tem capacidade para realizar 350 atendimentos ambulatoriais nas especialidades de clínica médica, dermatologia, ortopedia, pediatria, ginecologia e odontologia, além de realizar exames como raios X, ultrassom e hemograma.

O hospital de campanha é uma unidade de saúde criada para atender vítimas de combate, mas já foi usada para o socorro de vítimas de tragédias no México, em El Salvador, no Haiti e Brasil.

A montagem do Hcamp faz parte da Operação Ágata  4,  ação de patrulhamento dos ministérios da Defesa e da Justiça na fronteira do país com a Venezuela, Guiana, o Suriname e a Guiana Francesa.
 

Edição: José Romildo