Chuva predomina em grande parte do Centro-Oeste e do Norte do país, diz Cptec

28/04/2012 - 15h36

Lúcia Nórcio e Kelly Oliveira
Repórteres da Agência Brasil

Curitiba e Brasília - O tempo fica fechado e com possibilidade de chuva em boa parte do país neste final de semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), hoje (28) no Sul, o fim de semana começa com rápida mudança no tempo. A previsão é que chova forte, com queda de granizo em áreas isoladas, no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Amanhã (29), o dia permanece apenas nublado e não deve chover em nenhum dos três estados do Sul. Segundo o Inmet, pode gear no oeste do Rio Grande do Sul. A massa de ar mais seco e frio que se aproxima vai fazer com que as chuvas cessem e as temperaturas caiam. O frio deve ser intenso no início da próxima da semana. A previsão é que haja diminuição expressiva das temperaturas nas madrugadas de segunda (30) e no feriado de terça-feira (1º), quando a menor temperatura registrada na Região Sul deve ficar em -1 grau Celsius (°C).

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), também haverá muita nebulosidade e ocorrerão fortes pancadas de chuva em grande parte do Centro-Oeste e do Norte do país neste sábado, além de estados das demais regiões. As pancadas de chuva ocorrerão a partir da tarde na faixa leste do Pará, centro-norte do Maranhão, extremo norte do Piauí, centro e sudeste de Goiás, oeste, centro, sul e leste de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, norte de São Paulo, oeste do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Ainda de acordo com o Cptec, no leste paulista, o dia terá muitas nuvens e a chance de ocorrência de chuva aumenta entre a tarde e a noite. O sol predominará em grande parte do Nordeste do país.

Segundo o Cptec, amanhã (29), a chuva forte deverá se concentrar sobre o leste, nordeste e centro-norte de São Paulo; o norte e leste do Mato Grosso do Sul, o Triângulo Mineiro, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e de Goiás, o centro-oeste e sul de Mato Grosso, o Acre, Rondônia, o Amazonas e Roraima, o oeste e noroeste do Pará, o Amapá e a Ilha de Marajó.

Na segunda-feira (30), de acordo com o Cptec, a chuva mais intensa deverá se concentrar entre o centro-sul do Rio de Janeiro, Vale do Paraíba e norte de São Paulo, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais, sul de Goiás, sul e oeste de Mato Grosso, centro-sul e oeste de Rondônia, Acre, norte e centro-oeste do Amazonas, Roraima e noroeste do Pará. A chuva será contínua entre o sul de Goiás, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais, centro-sul do Rio de Janeiro e Vale do Paraíba de São Paulo.

Edição: Talita Cavalcante