Depois de 11 dias em Cuba para tratamento de saúde, Chávez volta para a Venezuela

26/04/2012 - 8h20

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Após 11 dias em Cuba para tratamento de combate a um câncer, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, retornou a Caracas. Antes do embarque ontem (25), ele saudou os compatriotas, o presidente cubano, Raúl Castro, e o ex-presidente Fidel Castro. “Viva a Venezuela”, disse ele, na rede social Twitter. Em campanha pela reeleição, Chávez promete manter o ritmo de atividades eleitorais, mesmo recuperando-se da doença.

O presidente faz sessões de radioterapia em Cuba para tratar um câncer que reincidiu na região pélvica. Nos últimos dias, houve rumores de que ele havia piorado. Para desfazer as informações, assessores publicaram fotografias do presidente jogando bocha e passeando com a filha e o neto, além de ministros, em uma espécie de bosque.

Ao retornar ontem para a Venezuela, Chávez reconheu que o tratamento médico ainda não foi encerrado. "[Há, ainda,] outra sessão de radioterapia, vou continuar o tratamento e fazer avaliações adicionais", disse ele.

Governando o país a distância, devido aos longos períodos que passa em Havana, Chávez é alvo de críticas da oposição. Para os oposicionistas, o presidente não está próximo das questões debatidas na Venezuela nem acompanha de perto os problemas. Chávez rebate e faz reuniões frequentes com seus ministros e assessores em Havana.

Em outubro, Hugo Chávez enfrenta novamente as eleições presidenciais. No poder desde 1999, o presidente tenta manter-se no governo e nega que o tratamento contra o câncer o impeça de fazer campanha.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur//Edição: Graça Adjuto