Chuvas no Paraná deixam estado em alerta para risco de alagamentos

26/04/2012 - 15h12

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba - Um sistema de baixa pressão mantém o tempo instável sobre todas as regiões do Paraná. Chove em praticamente todo o estado desde ontem (25), com acumulados de precipitação expressivas em várias regiões. O Serviço de Meteorologia do Paraná (Simepar) alerta para o risco de alagamentos.

 

Em Curitiba, o acumulado de chuva nas últimas 24 horas já chega a 85 milímetros (mm). A média de chuva para todo o mês de abril para a região metropolitana de Curitiba é 95 mm. Como consequência, conforme observa o meteorologista Samuel Braun, há acúmulo de água em vários pontos da capital, os rios estão subindo e o trânsito está lento.

 

Na capital paranaense, já foram notificado pontos de alagamentos nos bairros Cidade Industrial, Xaxim e também nas cidades Campina Grande do Sul, na região metropolitana, e em Guarapuava, no oeste do estado.

 

O maior acumulado de precipitação até agora foi 141 mm no município de Santa Helena, região oeste do Paraná. Segundo Braun, este total já ultrapassou a média do mês que é 112 mm. Chove muito também em Bituruna (99,2 mm) , em Marechal Cândido Rondon e União da Vitória (93,0 mm). Em Guaratuba, litoral paranaense, o acumulado de chuva também já alcançou os 93 mm.

 

A previsão é de mais chuva em todo o Paraná durante a tarde. Amanhã (27), o tempo volta a ficar estável e as temperaturas, que hoje não ultrapassaram os 20 °C em todo o estado, devem aumentar gradativamente.

Edição: Fábio Massalli