Início de licitação para obras do metrô de Curitiba será autorizado hoje

24/04/2012 - 9h06

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba - A portaria que autoriza o início do processo licitatório para as obras do metrô de Curitiba será assinada hoje (24) em Brasília. A capital paranaense está entre os municípios que receberão investimentos do PAC Mobilidade Grandes Cidades (PAC 2), que serão anunciados em cerimônia, às 11h, no Palácio do Planalto.

O programa (PAC 2) foi lançado em 16 de fevereiro de 2011 com o objetivo de requalificar e implantar sistemas estruturantes de transporte público coletivo nas grandes cidades brasileiras. Participam da solenidade os ministros das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, do Planejamento, Miriam Belchior, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

De acordo com a prefeitura da capital paranaense, o governo federal vai repassar R$ 1 bilhão e aprovou a modelagem financeira do empreendimento. A obra está orçada em R$ 2,33 bilhões e além das verbas federais, terá recursos do município, do estado e da iniciativa privada a partir de PPP (parceria público-privada) para a operação do sistema.

Com a portaria, a prefeitura pode  publicar o aviso de abertura do prazo de consulta pública do processo licitatório. A assessoria informa que uma minuta do edital de licitação, com os respectivos anexos, estará disponível na internet ainda nesta semana.

O início das obras do metrô deve ocorrer em um prazo de sete meses.

Edição: Graça Adjuto