Fiéis enchem Paróquia de São Jorge durante toda esta segunda-feira

23/04/2012 - 16h03

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Cerca de 150 mil devotos de São Jorge devem passar até o início da noite de hoje (23) pela paróquia dedicada ao santo, em Quintino, zona norte da capital fluminense. Nesta madrugada, centenas de fiéis aguardavam pela Missa da Alvorada, celebrada às 5h, considerada a mais importante do dia. O santo, de grande devoção popular no estado do Rio de Janeiro, foi homenageado em vários municípios fluminenses com festa e queima de fogos.

A missa das 10h, celebrada por padre Marcelino, contou com as presenças do prefeito da cidade, Eduardo Paes, e a chefe da Polícia Civil, Marta Rocha. Segundo Marcelino, a frequência cada vez maior à igreja, no dia de São Jorge, deve-se ao motivo da data ter sido incorporada ao calendário de feriados estaduais. Padre Marcelino disse também que o número de devotos de São Jorge cresce pela identificação que as pessoas têm com o santo. “É a identificação das pessoas com alguém que luta e que vence o mal, que é o dragão, e identificaram em São Jorge esta figura que nos guarda, que nos protege e nos defende”, explicou.

Vestidos de vermelho, os fiéis se aglomeravam dentro e fora da igreja e faziam pedidos ou mesmo agradeciam pelas conquistas. A professora Andréia Rego, frequentadora da Paróquia de São Jorge acredita nos milagres do santo. “De uns três anos para cá, passei a vir à igreja. È a fé que nos move, ele opera milagres. É a fé naquele que foi o soldado de Cristo”, disse.

Quem chegava ou tentava ir embora teve que ter muita paciência. O trânsito nas vias próximas à igreja ficou congestionado pelo excesso de veículos, mesmo com a sinalização de guardas municipais. Fiscais da Secretaria Especial de Ordem Pública estiveram no local multando e rebocando vários veículos que estavam estacionados em local proibido.

Na Praça da República, no centro do Rio, a outra igreja dedicada ao "santo guerreiro" também teve grande movimentação, atraindo fiéis de vários pontos da cidade e do estado.

A programação da Paróquia de São Jorge teve início da noite de ontem (22) e continua até a celebração da última missa, marcada para as 18h desta segunda-feira. O Dia de São Jorge é feriado municipal no Rio desde 2001 e, em todo o estado, a partir de 2008.

Edição: Lana Cristina