Eleição presidencial na França tem alto índice de comparecimento

22/04/2012 - 13h52

Da Agência Lusa

Brasília - Até as 13 horas do Brasil (17h na França), 70,59% dos eleitores franceses já tinham votado nas eleições presidenciais de 2012, segundo o Ministério do Interior. Esse índice de comparecimento é um dos mais altos se comparado com a participação (no mesmo horário) das últimas eleições presidenciais. O percentual está ligeiramente abaixo dos 73,87% registrados no primeiro turno do pleito, em 2007.

A participação total no primeiro turno foi, em média, 83,77% nos últimos anos. Hoje, disputam as eleições para presidente da França dez candidatos, da extrema esquerda à extrema direita. Na última pesquisa de opinião pública, François Hollande aparece em primeiro lugar, com resultados entre 27% e 30% das intenções de voto. As intenções de voto em Nicolas Sarkozy, segundo a pesquisa, oscilam entre 25% e 26,5%.

As sondagens indicam que, em eventual segundo turno, Hollande teria entre 7 e 14 pontos percentuais de vantagem sobre Sarkozy. Caso se confirme o segundo turno na disputa entre o socialista e o atual presidente francês, o novo presidente da França será conhecido no dia 6 de maio, data do segundo turno. A campanha, nesse caso, recomeçaria amanhã (23).