Professores de São Paulo rejeitam proposta de greve

20/04/2012 - 21h32

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Reunidos hoje (20) em assembleia no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), professores da rede estadual paulista decidiram votar contra a proposta de greve em maio. A categoria preferiu marcar nova assembleia para o dia 15 de junho. A assembleia transcorreu de forma pacífica e a Polícia Militar se limitou a impedir que os professores ocupassem a Avenida Paulista, uma das principais da cidade.

“A greve foi descartada. Acho que tem que ter essa maturidade. O governo ainda tem a justificativa de que a data-base [dos professores] é julho e qualquer coisa que se fizer antes disso pode antecipar um entendimento da sociedade de que o sindicato não está respeitando a própria legislação que trata da composição salarial”, argumentou a presidenta do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Maria Izabel Azevedo Noronha.

A categoria decidiu investir em um calendário de mobilização por reajuste salarial e para que sejam garantidas a atividades extraclasse 14 das 40 horas da jornada semanal dos professores. O sindicato quer fazer uma audiência pública na Assembleia Legislativa paulista para discutir a situação dos professores da rede pública. A Secretaria de Educação do estado não se manifestou sobre os temas discutidos na assembleia.

Edição: Vinicius Doria