Evento usará cinema, esporte e moda para sensibilizar público sobre sustentabilidade na Rio+20

19/04/2012 - 20h43

Da Agência Brasil

Brasília – A prefeitura do Rio de Janeiro lançou hoje (19) o festival Green Nation Fest, que tratará de questões ambientais usando o cinema, o esporte e moda de forma interativa e sensorial para abordar o tema da sustentabilidade. O evento ocorre de 31 de maio a 7 de junho, na Quinta da Boa Vista, na zona norte da capital fluminense, antecipando a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que tem o início marcado para o dia 20 de junho.

O diretor do evento, Marcos Didonet, explicou que o festival será marcado por animações que serão projetadas nos cenários do evento, que darão a ideia de que a pessoa está vivenciando um desastre da natureza, como queimadas, avalanches e inundações. Em um dos cenários, haverá um incêndio florestal, uma avalanche e uma inundação dentro de uma casa.

Em uma outra área do festival, Didonet antecipou que irá ocorrer um campeonato de futebol por meio de bicicletas ergométricas. Nesse espaço, o participante escolherá um time e, no momento em que começa a pedalar, a cada watt, ou seja, a cada potência gerada, o componente marcará um gol.

"O objetivo dessas animações é fazer com que as pessoas se interessem mais pela questão do meio ambiente e da sustentabilidade, que, a princípio, parece ser um tema complexo. [...] Mas a gente não vai chegar às pessoas de forma punitiva. Precisamos ter que chegar a partir do que elas sonham, pensam e desejam”, completou.

O prefeito Eduardo Paes acredita que o Green Nation vai mobilizar a cidade e chamar a atenção da população para a questão ambiental. "Vai permitir que a população participe e possa perceber quais são as consequências das tragédias ambientais que o mundo produz".

O festival terá ainda uma mostra internacional de cinema com exibição de 12 longas-metragens e seminários internacionais sobre a economia verde e criativa. Haverá uma competição de cinema e novas mídias, tendo como tema a sustentabilidade. Entre as categorias de disputa estão micrometragem, blog, foto e perfil no Twitter. Para participar, basta o candidato se inscrever no site do festival. De acordo com os organizadores, a expectativa é que haja 4 mil visitantes por dia no evento.

Edição: Lana Cristina