Chávez deve ficar em Cuba até o dia 19 para mais um ciclo de radioterapia

16/04/2012 - 8h23

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Submetendo-se ao quarto ciclo de radioterapia para o combate a um câncer, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deve ficar em Havana, Cuba, até quinta-feira (19). Chávez não participou da 6ª Cúpula das Américas, em Cartagena das Índias, na Colômbia, no último fim de semana, na qual um dos temas principais foi a exclusão de Cuba dos debates. Nos últimos meses, o venezuelano ameaçou boicotar as reuniões em protesto à ausência de Cuba.

Chávez chegou a Havana no sábado (14) à noite, acompanhado por uma das filhas. O venezuelano optou por fazer em Cuba a maior parte do tratamento de combate ao câncer na região pélvica., que é reincidente. Paralelamente, ele tenta concilar as sessões de radioterapia com a campanha eleitoral. No poder desde 1999, Chávez tenta a reeleição. As eleições serão em 7 de outubro.

Chávez foi representado na Cúpula das Américas pelo ministro das Relações Exteriores, Nicolás Maduro. "Nós dissemos que o presidente Chávez não participaria desse evento, seguindo conselhos médicos que recomendam disciplina [nesta fase do tratamento]”, disse Maduro.

Desde março, Chávez faz sessões de radioterapia. No total, serão seis ciclos. No ano passado, o presidente venezuelano fez severo tratamento para o combate a um tumor na região pélvica. Mas não há detalhes sobre a doença nem o tratamento. Chávez nega que haja metástase (que o câncer tenha atingindo outros órgãos do corpo).

Com informações da emissora estatal de televisão da Venezuela, VTV//Edição: Graça Adjuto