Estado de saúde de Sarney é estável, diz médico

15/04/2012 - 14h31

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil 

São Paulo - O estado de saúde do presidente do Senado, José Sarney, é estável e ele está bem disposto e se alimentando normalmente, de acordo com o cardiologista  Roberto Kalil Filho, que o acompanha após a realização de um cateterismo e de uma angioplastia para colocação de stents (pequenos tubos para manter a dilatação das artérias), na madrugada de hoje (15), no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista. 

Sarney chegou ao hospital no final da tarde de ontem (14), após sentir fortes dores no peito. A médica que trata do senador em Brasília entrou em contato com Kalil, que recomendeu a antecipação de exames já previstos para quinta-feira (19). "Como ele estava sentindo sintomas que nunca havia sentido, recomendei que viesse imediatamente para o hospital."

Kalil explicou que os exames preliminares (ecocardiograma, eletrocardiograma, além de dosagem das enzimas cardíacas) apresentaram alterações que sugeriam uma obstrução em uma das principais artérias do coração (artéria descendente anterior). 

"O cateterismo estava marcado para a manhã de hoje, mas ele sentiu fortes dores no peito e optamos por antecipar o procedimento. Havia um risco de enfarto, mas a prevenção foi importante. Ele teve um sintoma estranho e logo procurou um médico. Isso foi essencial. O resultado da cirurgia foi muito bom."

De acordo com Kalil, Sarney permanece na unidade de terapia intensiva (UTI) até amanhã (16), quando deve ser transferido para uma unidade semi-intensiva após avaliação. O senador fica internado por pelo menos uma semana, e a recomendação é que descanse depois por mais uma semana para retornar às atividades.

Ediçâo: Andréa Quintiere