Manifestações pacíficas marcam primeiro dia do cessar-fogo na Síria

12/04/2012 - 11h56

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O cessar-fogo na Síria começou hoje (12) com manifestações pacíficas em várias cidades do país. Os protestos foram organizados pela oposição, que levanta dúvidas sobre o fim dos ataques do Exército na região. Autoridades informaram que se houver ações consideradas suspeitas, o Exército reagirá.

O porta-voz das legendas de oposição e integrante do Conselho Nacional Sírio (CNS), Malek Kurdi, disse que houve manifestações nas províncias de Deraa, no Sul do país, e de Deir al Zur, no Leste. Segundo ele, os ataques promovidos pelos militares ligados ao governo ainda são mantidos.

Kurdi disse que por ordem do governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, foram bombardeados bairros em Homs, no Centro do país, e Idleb, no Norte. Pelo acordo proposto pelo enviado especial das Nações Unidas e da Liga Árabe,  Kofi Annan, o cessar-fogo começava hoje às 6h (horário de Damasco).

A Síria está em clima de tensão desde março de 2011, quando manifestantes passaram a criticar e a exigir a saída de Assad do poder – ele está no governo há 12 anos. Os manifestantes alegam a necessidade de mais liberdade política e de expressão e o fim das violações de direitos humanos.

Pelos dados de organizações não governamentais, cerca de 9 mil pessoas morreram em um ano durante protestos na região.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto