Estados Unidos abrirão mais dois consulados no Brasil

09/04/2012 - 14h15

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Na visita a Washington, nos Estados Unidos, a presidenta Dilma Rousseff deverá ser informada hoje (9) pelo presidente norte-americano, Barack Obama, que serão abertos mais dois consulados do país no Brasil. As unidades deverão estar em funcionamento a partir de 2014 em Belo Horizonte, em Minas Gerais, e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

A decisão de abrir novos consulados cabe a cada governo, segundo diplomatas. Definida a medida, o governo informa a decisão ao país no qual serão abertas as unidades. No Brasil, a Embaixada dos Estados Unidos fica em Brasília e há consulados na capital federal, no Rio de Janeiro, em Recife (Pernambuco) e em São Paulo.

A presidenta Dilma Rousseff se reúne hoje (9) com o presidente norte-americano, Barack Obama, e o assunto deve ser tema da conversa, assim como a negociação para o fim da exigência de vistos obrigatórios para brasileiros que desejam ingressar nos Estados Unidos.

No começo deste mês, a Embaixada dos Estados Unidos informou que o número de vistos concedidos a brasileiros apenas em março deste ano aumentou 62% em comparação ao mesmo período de 2011. No total, foram concedidos vistos a 115.269 brasileiros.

O consulado do Rio de Janeiro registrou o maior aumento no número de vistos concedidos em março, em comparação ao mesmo mês do ano anterior, com aumento de 103%, seguido por Brasília (69%), São Paulo (52%) e Recife (14%).

Em janeiro deste ano, Obama assinou ordem executiva para agilizar em 40% a capacidade de tramitar vistos em seus consulados no Brasil e na China, em 2012, entre outras medidas para potencializar o turismo.

Pelos dados do governo dos Estados Unidos, nos últimos cinco anos, os pedidos de vistos de não imigrantes aumentaram 230%. Apenas em 2010, o Consulado Geral em São Paulo emitiu cerca de 320 mil vistos – mais que qualquer seção consular dos Estados Unidos no mundo.

Edição: Talita Cavalcante