Meteorologistas preveem chuva para os estados da Região Sul nesta quinta-feira

05/04/2012 - 10h54

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba - Uma frente fria se desloca sobre a Região Sul no decorrer desta quinta-feira (5) e muda o tempo no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Rio Grande do Sul devem ocorrer pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, com rajadas de vento e queda de granizo em áreas isoladas.

O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) prevê que a frente fria passará rapidamente pelo estado. Pela manhã, o aumento de nebulosidade provoca chuva do oeste ao litoral sul. Nas demais regiões, pode chover à tarde e à noite. Segundo a meteorologista Gilsânia Cruz, a distribuição da chuva se dará de forma irregular, com acumulados entre 20 e 40 milímetros, em média, e temporais com ventania e queda de granizo em áreas isoladas.

Amanhã (6), o sol volta a predominar em Santa Catarina e está prevista uma pequena diminuição de temperatura, especialmente no período noturno, devido à influência de uma massa de ar seco e frio de fraca intensidade.

Para sábado (7) e domingo (8), a previsão é sol entre nuvens e temperaturas elevadas durante o dia. À tarde e à noite, há chance de chuva do oeste ao litoral norte, principalmente nas áreas mais próximas ao território paranaense.

No Paraná, hoje, conforme boletim do serviço de meteorologia do estado (Simepar), as chuvas atingem inicialmente as regiões de fronteira com o Paraguai e a Argentina e também o sudoeste, em áreas de divisa com o estado de Santa Catarina. À tarde e à noite, a nebulosidade avança sobre as demais regiões paranaenses levando chuvas ocasionais, que em alguns momentos podem ser fortes e acompanhadas de raios.

Edição: Juliana Andrade