Feriado traz preocupação aos hemocentros por causa da redução dos estoques de sangue

05/04/2012 - 19h22

Da Agência Brasil

Brasília – Os feriados longos significam preocupação para os hemocentros do país. Nesses períodos, quando muita gente viaja para aproveitar o fim de semana esticado, o volume de doações chega a cair 20%. Por isso, o Ministério da Saúde pede à população que ajude a repor os estoques de sangue nesta Semana Santa. O Hemocentro de Brasília, por exemplo, vai ficar fechado amanhã (6), Sexta-Feira da Paixão, mas reabrirá no sábado (7).

Mesmo quem viajou neste feriadão pode doar sangue. Os doadores devem procurar o posto de saúde mais próximo de onde está passando o feriado e se informar sobre o serviço. É preciso apresentar um documento com foto, pesar mais de 50 quilos (kg) e ter entre 18 a 67 anos. Adolescentes com 16 ou 17 anos também podem doar sangue, desde que autorizados formalmente pelos pais ou responsáveis legais.

Para doar, não é necessário ficar em jejum, mas o doador deve respeitar um período mínimo de repouso de seis horas. E não pode ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação. Também deve evitar fumar pelo menos duas horas antes de fazer a doação. Quem toma remédios controlados ou de forma contínua deve se informar, no próprio posto de saúde, sobre restrições à doação de sangue.

Pessoas que contraíram hepatite depois dos 11 anos de idade; que estão expostas a doenças sexualmente transmissíveis ou que mantiveram relações sexuais sem camisinha com parceiro desconhecido; mulheres grávidas ou amamentando; e usuários de drogas não podem doar sangue.

Edição: Vinicius Doria