Farc libertam dez reféns que estavam há 14 anos em seu poder

02/04/2012 - 20h34

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) libertaram hoje (2) dez reféns que estavam sob seu poder há cerca de 14 anos, informou comunicado do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). O Brasil ajudou na operação de resgate, coordenada pelo comitê, governo colombiano e pela organização Colombianas e Colombianos pela Paz.

O grupo, de quatro militares e seis policiais, foi liberado na zona rural entre os departamentos de Meta e Guaviare, na Colômbia. Eles serão levados, em um helicóptero cedido pelo Brasil, à cidade de Villavivencio. Depois, seguem de avião até a capital Bogotá para o reencontro com as famílias.

A Cruz Vermelha divulgou o nome dos reféns libertados. São eles: os primeiros-sargentos do Exército, Luiz Alfredo Moreno Chagueza, Robinson Salcedo Guarín, Luis Arturo Arcia, Luis Alfonso Beltrán Franco e o sargento-mor de polícia, César Augusto Lasso Monsalve, todos capturados em 1998. Foram libertados ainda o primeiro sargento de polícia, José Libardo Forero, e os suboficiais de polícia, Carlos José Duarte, Wilson Rojas Medina, Jorge Humberto Romero e Jorge Trujillo Solarte, sequestrados em 1999.

Na nota, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha agradeceu o apoio do Brasil, que cedeu dois helicópteros Cougar, do 4º Batalhão de Aviação do Exército, de Manaus, e equipes de apoio, com 22 especialistas. De acordo com a porta-voz da Cruz Vermelha no Brasil, Sandra Lefcovich, é a quarta vez que os brasileiros participam desse tipo de resgate.

“O CICV agradece ao governo do Brasil o fornecimento da tripulação e das aeronaves que asseguraram o êxito desta operação, bem como a cooperação das partes que permitiram a liberação dessas pessoas: o governo da Colômbia e as Farc-EP. Do mesmo modo, agradece as gestões de Colombianas e Colombianos pela Paz e o apoio da Cruz Vermelha Colombiana prestado no aeroporto de Villavicencio”, diz a nota.

 

Edição: Rivadavia Severo