Turquia não vai aceitar nenhum plano de paz para a Síria que signifique a permanência de Assad no poder

01/04/2012 - 14h26

Da Agência Lusa

Brasília – A Turquia rejeita qualquer plano de solução para a guerra civil na Síria que signifique a continuidade do regime do presidente Bashar Al Assad, disse hoje (1º) o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, na abertura de uma conferência do Grupo dos Amigos da Síria, em Istambul. "Não é possível apoiar qualquer plano que ajude um regime que oprime o seu próprio povo a ficar no poder".

Erdogan disse ainda que o direito “à legítima defesa” dos sírios deve ser protegido se as Nações Unidas (ONU) se recusarem a agir. “Caso o Conselho de Segurança [da ONU] volte a perder uma oportunidade histórica, não haverá alternativa para a comunidade internacional senão apoiar o direito à legítima defesa do povo sírio”, disse o chefe do governo turco.

A Turquia é o vizinho mais influente da Síria, com quem partilha uma fronteira de quase 1.000 quilômetros. O governo de Erdogan tem sido um dos maiores críticos do regime de Bashar Al Assad desde que começou a rebelião na Síria, em 15 de março de 2011. A guerra civil síria já causou a morte de mais de 9 mil pessoas, de acordo com a ONU.

Estão hoje reunidos em Istambul diplomatas de 74 países para o encontro dos Amigos da Síria. Rússia e China, membros do Conselho de Segurança da ONU, que têm bloqueado iniciativas para censurar Damasco, recusaram o convite para participar da reunião.