Prefeitura do Rio homenageia 150 anos de monumento a dom Pedro I

30/03/2012 - 15h14

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A prefeitura do Rio de Janeiro prestou hoje (30) uma homenagem aos 150 anos do monumento em memória a dom Pedro I. Localizada na Praça Tiradentes no centro da cidade, a obra de 15 metros de altura, é a mais antiga do gênero do país e marca um dos momentos mais importantes da história do Brasil: a independência nacional.

A solenidade em memória ao monarca contou com toque de silêncio e honras militares, além de uma coroa de flores nas cores verde e amarela, representando as duas casas reais do império: O verde da Casa de Bragança de dom Pedro I e o amarelo da Casa Real de Habsburgo de Dona Leopoldina, esposa do imperador.

Para a homenagem, todo o conjunto do monumento ao monarca passou por limpeza criteriosa, incluindo as esculturas dispostas ao redor da estátua do imperador que representam Liberdade, Justiça, Fidelidade e União. São símbolos do Positivismo e ressaltam a imagem de dom Pedro.

Segundo o secretário municipal de Conservação, Carlos Alberto Osório, a solenidade de hoje é um marco para o início de uma campanha de restaurações do vasto patrimônio que a cidade do Rio de Janeiro abriga. “Reafirmamos o compromisso de seguir cuidando dos outros monumentos. Só nesse ano vamos restaurar mais de 56 em toda cidade”, disse.

Já dom Antônio de Orleans e Bragança, tetraneto de dom Pedro I e segundo na linha de sucessão da família imperial, destacou o grande feito do tetravô. “Dom Pedro I foi o fundador de nosso império, ele se arriscou, ele tinha um grande amor pelo país. Então as cortes portuguesas queriam fazer que o Brasil voltasse a ser colônia. dom Pedro I, junto com grandes brasileiros como José Bonifácio, resolveu que aquele era o momento de fazer a independência”, disse.

Inaugurado em março de 1862, o monumento em bronze que homenageia dom Pedro I levou sete anos para ficar pronto. A peça foi feita em Paris, capital da França, pelo o escultor Louis Rochet.

Edição: Fábio Massalli