Justiça do Trabalho tenta acordo com operários para retomar obras nas hidrelétricas do PAC

30/03/2012 - 15h22

Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 14ª Região (Acre), marcou para a tarde desta sexta-feira (30) audiência de conciliação com os sindicatos dos trabalhadores e as empresas encarregadas da construção das hidrelétricas Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia. A paralisação começou em Jirau, no fim de fevereiro, e se estendeu aos trabalhadores de Santo Antônio e Belo Monte, no Rio Xingu (Pará).

Os operários dos canteiros de obras das usinas reivindicam melhores salários e condições de trabalho, além do cumprimento de cláusulas de acordos coletivos do ano passado. As três usinas constam do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Uma quarta hidrelétrica do PAC na Região Norte, no Rio Teles Pires, divisa do Pará com Mato Grosso, teve que paralisar as obras porque a Justiça suspendeu a licença de instalação.

Os sindicatos dos trabalhadores das quatro usinas paradas estimam que mais de 40 mil operários estejam de braços cruzados. Uma liminar concedida pela Justiça de Rondônia esta semana proibiu os sindicatos dos trabalhadores de Jirau e Santo Antônio de impedir o acesso aos canteiros da obras, mas as próprias empresas recomendaram aos funcionários que não retornassem ao trabalho por questão de segurança.

Edição: Vinicius Doria