Coreia do Norte faz testes com mísseis e põe em alerta a Coreia do Sul e o Japão

30/03/2012 - 8h57

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As autoridades da Coreia do Norte confirmaram que foram feitos ontem (29) testes com dois mísseis de curto alcance  na Região Noroeste, na área do Mar Amarelo. Os testes agravam as tensões com países vizinhos, como a Coreia do Sul e o Japão.

De acordo com as autoridades norte-coreanas, os mísseis têm alcance de cerca de 120 quilômetros. As autoridades, porém, negam relação entre os testes e o projeto de lançamento da Coreia do Norte. Os norte-coreanos pretendem lançar em abril o foguete de transporte de satélite.

Na Coreia do Sul e no Japão, o temor é que os norte-coreanos façam os testes para verificar as condições de lançamento de mísseis de longo alcance. A Coreia do Norte é considerada um dos países mais isolados do mundo e seu programa nuclear estimula desconfiançaa  da comunidade internacional sobre os fins não pacíficos.

No começo deste mês, o governo dos Estados Unidos negociou com o da Coreia Norte o fim dos testes nucleares, com o envio de cerca de 240 mil toneladas de alimentos. Os norte-coreanos se queixam de dificuldades internas para o abastecimento de combustíveis, alimentos e medicamentos.

*Com informações da emissora estatal de televisão do Japão, NHK//Edição: Graça Adjuto