Nobel da Paz participará dos resgates de reféns das Farc em abril

29/03/2012 - 13h28

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Prêmio Nobel da Paz de 1992, a líder indígena guatemalteca Rigoberta Menchú, participará das operações de resgate de dez militares, mantidos como reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). As ações estão programadas para dias 2 e 4. No sábado (31), os envolvidos nos resgates estarão a postos para receber as orientações sobre as operações.

O governo do Brasil, por intermédio dos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, vai participar das operações. Nos resgates serão utilizadas duas aeronaves brasileiras e equipes de apoio. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha também integrará as ações.

O início das operações está marcado para o próximo dia 31, em São Gabriel da Cachoeira (fronteira do Brasil com a Colômbia), quando os envolvidos estarão organizados para as ações de resgate. As operações ocorrerão em duas etapas – nos dias 2 e 4 – com intervalo de um dia.

A expectativa dos organizadores das operações é que uma aeronave deixe São Gabriel da Cachoeira em direção ao aeroporto da cidade colombiana de Villavicencio, em Meta, no dia 2 para seguir até o local definido pelo comando das Farc.

Porém, a ordem de liberação dos reféns só será conhecida nos dias das libertações. Os detalhes da operação são preservados como medida de segurança, segundo os negociadores brasileiros.

*Com informações da agência pública de notícias do México, Notimex.

Edição: Fábio Massalli