Argélia impede que corpo de atirador da França seja enterrado no país

29/03/2012 - 9h41

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

 


Brasília – O corpo do atirador franco-argelino Mohamed Merah, de 23 anos, que matou sete pessoas em distintos ataques em Toulouse, na França, será enterrado em território francês às 11h de Brasília (16h em Paris). O representante do Conselho Muçulmano da França, Abdallah Zekri, disse que as autoridades da Argélia se recusaram a fazer o enterro no país por questões de segurança.

Zekri foi encarregado pela família de Merah para preparar o funeral do atirador nas próximas 24 horas. Merah foi morto, no último dia 22, depois de a polícia cercar o prédio, no qual ele estava, por mais de 30 horas. Merah assumiu ter matado quatro pessoas – um adulto e três crianças – em frente a uma escola judaica em Toulouse e é o único suspeito de atirar contra três militares, que também morreram.      

A série de crimes colocou a França em alerta e despertou a atenção da comunidade internacional sobre a adoção de medidas de seguranças antiterrorismo e o combate ao fanatismo religioso. O governo de Israel cobrou providências das autoridades francesas, enquanto religiosos muçulmanos condenaram as ações de Merah.

Aos policiais, quando estava cercado por eles, Merah disse que havia provocado as mortes como vingança pela violência contra palestinos. Também disse que era ligado ao grupo terrorista Al Qaeda. Investigadores franceses apuram se ele contou com a ajuda de cúmplices para os crimes.

 


*Com informações da BBC Brasil e da Lusa   //    Edição: Lílian Beraldo