Mais de 25 mil agentes participam da Semana de Mobilização contra a Dengue em São Paulo

26/03/2012 - 12h10

Da Agência Brasil

São Paulo – Mais de 25 mil agentes vão participar a partir de hoje (30) da Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue, organizada pelo governo do estado em parceria com as prefeituras paulistas. Até sexta-feira (30) estão programadas atividades de conscientização da população, prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

A Secretaria de Estado da Saúde vai distribuir panfletos e cartazes aos municípios que, por sua vez, farão pedágios, distribuição de adesivos e imãs de geladeira, palestras, apresentações de teatro, exposições e passeatas, além de mutirões de limpeza, visitas a casas, remoção de criadouros e visitas de imóveis estratégicos, como cemitérios e ferros-velhos.

Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (CVE), o número de casos de dengue caiu 91,9% no primeiro bimestre de 2012 em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar do resultado positivo, o secretário de Saúde de São Paulo, Giovanni Guido Cerri, avalia que é importante dar continuidade ao trabalho de prevenção. “Não podemos baixar a guarda, uma vez que o calor ainda persiste e as chuvas costumam diminuir após o mês de março. Este é, mais do que nunca, momento de unir forças”, declarou Cerri.

Nos dois primeiros meses deste ano, foram notificados ao Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), órgão que recebe dos municípios dados sobre casos confirmados da doença, 966 ocorrências – contra 11.984 registradas no ano passado. A cidade onde houve maior número de casos em 2012 foi Potim, no Vale do Paraíba, onde 174 pessoas já foram infectadas pelo vírus. Em seguida aparece o município de Pontal, com 144, e Borborema, com 98.

No ano passado, o município com maior incidência de dengue foi Ribeirão Preto, com 4.205 casos no primeiro bimestre do ano. Em 2012 esse número caiu para 162. Já na capital paulista e região, os casos baixaram de 719 para 46 de um ano para o outro. Segundo a Secretaria de Saúde, o governo estadual investe anualmente R$ 40 milhões para ajudar os municípios paulistas no combate à dengue.

Segundo o CVE, em 2012, não foram registrados casos da doença em 541 dos 645 municípios do estado.

 

 

Edição: Lílian Beraldo