Centrais sindicais saem insatisfeitas de negociação sobre isenção do IR em partipação sobre lucro

21/03/2012 - 20h46

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Centrais sindicais saíram hoje (21) sem resposta do governo federal sobre a isenção do Imposto de Renda (IR) na participação sobre lucros e resultados (PLR), depois de reunião com os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique da Silva, classificou como “lerdo” o processo de negociação governamental. “O que existe é um processo de negociação. Nós achamos que esse processo é muito lento e, por isso, tem uma série de manifestações que começaram hoje e seguem nos próximos dias. [...] Não anda [a negociação], não avança. Por isso, vamos colocar os trabalhadores na rua, para pressionar o governo a tomar medida”, disse.

Segundo o presidente da Força Sindical, Paulinho da Força, a conta feita pelo governo sobre a renúncia fiscal é diferente da conta das centrais sindicais. “O governo disse que o impacto disso é R$ 5 bilhões. É uma conta com que nós não concordamos. Nas nossas contas seria coisa de R$ 1,8 bilhão de impacto para o governo”, estimou.

A isenção da incidência do Imposto de Renda na PLR é uma das principais reivindicações das categorias trabalhistas. “Estamos em um processo de fortalecimento do mercado interno. Tem de ter mais renda e a forma [de promover isso] é isentando o Imposto de Renda da PLR, que foi criada para incentivar a produção e o resultado da empresas", declarou, acrescentando que de 20% a 30% da distribuição dos lucros acabam ficando nas mãos do governo com a declaração do IR.

Os sindicalistas também cobraram a criação do grupo de trabalho para analisar o impacto das desonerações sobre a seguridade social e querem mais representatividade dos trabalhadores na apresentação de propostas sobre mudanças na política econômica e sobre desindustrialização.

Na próxima semana, os representantes das centrais sindicais voltam a se reunir com os ministros para discutir medidas para o setor automotivo e a desoneração da folha de pagamentos. A resposta do governo sobre a isenção do Imposto de Renda sobre a PLR e o abono deve sair em 15 dias.


Edição: Lana Cristina