Mercadante elogia parceria entre hospital público e imprensa para denunciar tentativa de corrupção

19/03/2012 - 16h54

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, considerou hoje (19) exemplar o comportamento da direção do Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ao permitir que um repórter do programa Fantástico, da Rede Globo, se passasse por funcionário da instituição para investigar e colher provas de corrupção em processos de licitação. "As provas são irrefutáveis”, disse Mercadante, depois de ver a reportagem.

Ele anunciou que a Controladoria-Geral da União (CGU), a Polícia Federal e o Ministério Público Federal irão apurar o caso “para que haja uma punição exemplar” a quem estiver envolvido com a tentativa de corrupção flagrada pela reportagem.

Em uma ação combinada com a direção do hospital, um repórter da TV Globo se fez passar por gestor de compras da instituição universitária e gravou todos os diálogos que manteve com representantes das empresas interessadas em participar de uma suposta licitação emergencial da Instituto de Pediatria da UFRJ. Entre as gravações está a conversa mantida com representantes de uma empresa que atua na área de lixo hospitalar. Um dos representantes da empresa diz ao repórter que, nesse tipo de licitação emergencial é comum a troca de favores e até pagamento de suborno, inclusive na forma de "caixas de uísque", para servidores públicos.

O ministro elogiou a reportagem e disse que esse episódio reforça a decisão do governo "de exigir para a administração direta, especialmente em casos emergenciais, que todas as contratações devam ser feitas por meio de pregões eletrônicos". Ele defende que esse mesmo mecanismo deve ser estendido à administração indireta.

Mercadante informou que está sendo criada uma empresa para centralizar compras e contratações. Ele revelou que, no ano passado, só com o uso do pregão eletrônico, o governo conseguiu economizar em torno de R$ 250 milhões com compras ou contratação de serviços que somaram R$ 1,2 bilhão.

Mercadante participou, em São Paulo, do lançamento da Olimpíada da Língua Portuguesa.

Edição: Vinicius Doria//Matéria alterada às 16h31 do dia 21/3/2012 para correção do nome do instituto onde empresários foram flagrados, em reportagem de TV, oferecendo propina para vencer licitação